Entrevista com Autor do Mangá COMBMON!


Olá Minna! Hoje iniciaremos com inúmeras entrevistas com os autores dos mangás disponibilizados na FANJIN! E para darmos início a esta etapa, a Fanjin entrevistou o nosso amigo, e autor do Mangá Combmon. Então vamos lá ^^.

FANJIN: Olá Jeff! Fale um pouco sobre você!

JEFF: Bom, vamos lá então. Meu nome é Jefferson, mas gosto de ser chamado de Jeff ou Jé. Tenho 21 anos (velho -.-), sou de Curitiba-PR e meu Hobby principal é desenhar.

FANJIN: Que ironia Jeff... velho você? Imagine... então eu sou um velho gagá kkkk.... Vamos então às perguntas!



1. Quando surgiu, a idéia da história do mangá? Foi complicado seguir adiante?

JEFF: A idéia principal surgiu quando eu trabalhava à noite, onde eu ficava em um depósito imprimindo etiquetas durtante a madrugada sozinho. Como não tinha nada pra fazer (¬¬ além de imprimir etiquetas ), então eu começava a desenhar em algumas etiquetas, foi quando inventei os combmons. Então comecei a desenhar algumas criaturas estranhas e ao mesmo tempo que desenhava eu inventava a história.
E não foi difícil seguir adiante; pois em pouco tempo eu já tinha passado todas minhas idéias para o papel e já estava desenhando Comb-mon.

2. Os personagens tem um pouco de sua personalidade? Ou a personalidade deles é somente fictícia?


JEFF: Não a personalidade deles é somente ficticia. Por exemplo eu sou um cara calmo, na minha. Enquanto os personagens desse mangá são completamente meu oposto.
O Cody por exemplo é muito ativo, corajoso e persistente. É tipo aqueles "piazinho" pentelho ^^.
O Combo-bear é parecido, mas apesar de ser um urso é mais responsável. E a Luce é o tipo de menina que já é estressada desde jovem.


3. Gostaria que sua obra fosse publicada em todo o país? Toparia viver da profissão de um Mangaká?

JEFF: Nossa cara, isso seria um sonho realizado. Eu sempre gostei de desenhos em todas as formas, e se chegar a trabalhar com isso serei uma pessoa bem mais feliz, com certeza.

FANJIN: Acredito que é o sonho de qualquer desenhista de mangá, principalmente brasileiro ^^

JEFF: Isso mesmo. O que falta para o Brasil é mais valorização da cultura nacional. É muito mais fácil um artista ficar bem sucedido desenhando fora do Brasil do que aqui.

FANJIN: Realmente! Infelizmente ainda temos que sofrer este preconceito: "... se você já é famoso você consegue algo, se não é - desista"! Esta é a filosofia que a maioria das editoras transmitem para nós!
Mas vamos quebrar este Tabu, e mostraremos que a persistência e o esforço pode tudo! (Um pouco de talento também é bom...

XD)

JEFF: é claro, eu vou lutar pelo que quero sempre, mesmo que não chegue a lugar nenhum. Desenvolver um trabalho melhor a cada lápis. Não devemos pensar em desenhar para um dia ficarmos ricos com isso, devemos sim mostrar ao mundo quem nós somos, e para que viemos xD


4. Qual o personagem mais divertido que você acha desenhar? E qual a frase que definiria a personalidade deste personagem?

 
JEFF: O personagem que mais gostei de desenhar é o Leny. Quero redesenhar ele de novo. Gosto de desenhar também a Luce, principalmente ela tendo ataques histéricos com fogos nos olhos (hauhahhah). Para cada Personagem não tem uma frase que defina ainda, mas tem uma frase que define o mangá em si que é: "Combo Bear Transportar!" ^^


5. Quando você está sem idéias pra tudo, momentos em que nada se produz... O que você faz e aconselha que outros façam?

JEFF: Bom eu como alguma coisa, depois busco silêncio, fecho os olhos e penso sobre a história. As vezes estamos ocupados com outra coisa e a idéia vem derrepente, do nada. Sugiro que quando isso acontecer: Anote! Porque essas idéias que vem do nada, costumam ir pro nada devolta (auhauhauhauh). Bom se isso não der certo, vale também buscar idéias em outros mangás e animes profissionais. Mas as idéias inspiradas em outras idéias são menos valorizadas.

6. Você Aproveita as idéias dos Leitores?

JEFF: Com certeza. Porque existem coisas que você por mais que faça dez vezes, não vai ver que tem um errinho ali, por exemplo: alguma coisa que ficou estranha. As outras pessoas observam muitas vezes melhor do que quem desenhou. Então sempre devemos levar em consideração as idéias dos leitores. Eles são de grande importância para o desenvolvimento de qualquer hq ou mangá.

7. Há sempre aqueles que tentam desanimar, dizendo que nada dará certo! O que você tem a dizê-los?

JEFF: Bom, creio que algumas dessas pessoas sejam só trollers, que adoram criticar e xingar anonimamente tudo que é feito por outra pessoa e colocado na net. Esses trolles não fazem nada, não se alegram com nada, só sabem falar mal. São umas criancinhas... Já os que não são trollers provavelmente ou invejam a outra pessoa, ou não curtem mangá nem fanzine.
Ou também gostam só de ficar se achando os fodões... Na verdade nós que somos amadores deveríamos ser unidos, incentivando um ao outro, dando idéias. Eu sou assim com meus amigos. Assim temos mais chances de chegar à algum lugar!! x)

FANJIN: Falta mais união entre os desenhistas que estão começando uma carreira como mangaká.

8. Você se inspirou em algum mangaká ou mangá pra desenhar Combmon?

JEFF: Mangaká especificamente não. Mas eu queria algo na velha forma de mangá e anime garoto+monstro que faz tanto sucesso com a garotada, e eu curto bastante também. Há bastante mangás que me inspirei, principalmente Pokemon e Digimon, que sou grande fã. Só não gosto dessa concorrência que existe entre eles desde o começo. Tem Yu-gi-oh, Blue Dragon, Zatchbell, Bakugan, Medabots, e por aí vai. Comb-mon é nesse estilo.

9. De onde veio a idéia do nome do Mangá?

JEFF: Sabe aquelas idéias que falei, que vêm do nada... Foi uma delas. Ficava pensando:"um nome para um mangá de luta de monstros...". Eu estava em um determinado dia no ônibus indo pra casa, quando veio a idéia:"Combat Monsters". Nem sabia o significado, mas tinha ficado perfeito, que significa Combater Monstros. Foi quando eu abreviei pra combmon, e depois acrescentei um traço que a escrita ficou sendo Comb-Mon.

10. Você acredita que os mangás no Brasil podem crescer?

JEFF: Sim. Sempre temos que ter essa esperança, né? A turma da Mônica Jovem que a pricípio eu não gostei e não gosto muito ainda, pode ser um fator para alavancar o mangá brasileiro. O que nós precisamos é de um estilo próprio para mangá, e não ficar copiando o velho estilo de mangá do Japão: isso na minha opinião. Porque nunca conseguiremos superá-los no próprio mercado deles. E Turma da Mônica Jovem representa bem esse estilo diferenciado de mangá.

11. O que você diria aos mangakás iniciantes?

JEFF: Bom, na verdade me sinto um deles. Mas diria para que se esforcem, libertem suas idéias por mais estranhas que pareçam, e nunca desistam.


12. Você tem outros trabalhos além de Combmon? Se sim, pode nos falar um pouco sobre ele(s)?

JEFF: Trabalhos completos pra web só tenho o comb-mon mesmo. Mas tenho alguns projetos. O que mais me anima é: Tchú-Balú, que é a história de um garoto - metade elfo, que mora na selva. Ele tem cabelo e rabo de leão, e pretendo fazer uma one-shot em breve, onde contará sobre o seu primeiro dia de aula. Vai ser bem cômico. Tenho também outro projeto de um mangá chamado Células qué é sobre Guerreiros Mutantes.

FANJIN: Desses dois trabalhos mencionados, pretende lançar também pra web? E Desejas transformar algum desses seus mangás em versão impressa?

JEFF: Bem, pretendo lançar eles sim pra web. Quero divulgar bastante coisa ainda, e evoluir também meu traço a medida do tempo. Agora uma versão impressa é o sonho realizado também, mas por enquanto não pretendo fazer. Vou deixar para a hora em que eu estiver bem preparado, quando for o momento certo - Vai Acontecer!!


13. E para encerrar com as perguntas: Qual sua mensagem aos fãs?

JEFF: Valeu pelo apoio, agradeço a todos que lêem Comb-mon e a todos que visitam meu blog. Agradeço aos meus companheiros mangakás que eu tenho apoio e compartilho minhas idéias sempre. Agradeço ao Saieso e a Equipe FANJIN pela oportunidade, desejando sucesso para a Fanjin!!! Boa sorte pra todos, valew!!

FANJIN: Somos nós que agradecemos a oportunidade de termos um parceiro nesta longa jornada do mundo dos Mangakás! Estaremos torcendo pelo seu sucesso! A Equipe Fanjin apoia todos os desenhistas de Mangás não só no Brasil, mas de todos os países que falam o idioma português! E aos demais companheiros de outros países que falam outro idioma estamos dispostos a ajudar divulgando seus trabalhos!

1 Response to "Entrevista com Autor do Mangá COMBMON!"

  1. Unknown says:

    Legal gostei da entrevista
    xD

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Best Credit Cards